Vasos vietnamitas para decoração

Os vasos esmaltados asiáticos, ou vasos vietnamitas, comumente conhecidos, são peças bastante procuradas e admiradas quando se fala em sofisticação na decoração. Suas características diferenciadas, como tonalidades, texturas, manchas, marcas, variedade de espessuras são o que mais chamam atenção e os fazem serem tão queridos. Os diversos modelos dispostos no mercado trazem peculiaridades distintas que não são encontradas em outros vasos mais comuns.

Como o próprio nome sugere, os vasos vietnamitas são produzidos originalmente no Vietnã, situado na Ásia. De acordo com a história e sua arqueologia, o item decorativo já é usado desde muitos anos para indicar o estilo de vida levado pela sociedade. O Vietnã é muito conectado ao manuseio de artigos em cerâmica, logo é conhecido tipicamente pela fabricação de vasos artesanais.

O artigo em cerâmica vietnamita tem como característica e diferenciação a argila utilizada. O tipo de argila usada para a fabricação da peça é a chamada composição química “mica”, que garante maior força ao vaso, distintamente da argila comum, ou vermelha que é mais fraca e pode rachar com facilidade.  A maneira e período de fabricação do produto faz com que ele se torne muito mais resistente em comparação as inúmeras réplicas de vasos esmaltados e, por isso, o desejo em adquiri-lo é ainda maior.

 

Forma de fabricação dos Vasos Vietnamitas

Como dito, o tipo de argila utilizado para a constituição dos vasos vietnamitas é a chamada “mica”, muito mais resistente é capaz de suportar temperaturas elevadas. Feitos completamente de forma artesanal, as pequenas “irregularidades” apresentadas os tornam únicos e especiais. Por serem elaborados em moldes, são também mais espessos.

As tonalidades de coloração, texturas e detalhes advém do modo como são fabricados, dos elementos utilizados durante o processo de criação. Os vasos vitrificados, por exemplo, não são envernizados como aparentam. A tonalidade que ele possui se dá por meio das misturas de areia ou sílica com a argila, causando o efeito de verniz.

O resultado com efeitos de pintura e manchas diferenciadas, em relação aos demais vasos, acontece pelo uso de esmaltes a base de resina, que unidos ao pó de vidro, areia e outros colorantes químicos criam um efeito totalmente original. Por serem feitos em meio à alta temperatura é que ganham texturas e formas peculiares.

 

Linhas de vasos vietnamitas vitrificados

Há uma lista variada de vasos vietnamitas vitrificados disponíveis no mercado, dentre ela encontram-se as linhas: Bambu, Lírio, Cedro, Tulipa, Delfim, Crisântemo e Palma.

Bambu:

Assim como é característico dos vasos vietnamitas, passam em média de 3 a 4 dias em um forno com temperaturas elevadas para ficarem prontos, a linha Bambu foi pensada de acordo com a sua uniformidade e suavidade. São ideais para ambientes internos e externos.

Lírio:

Como todos os outros modelos, os vasos da linha Lírio são extremamente resistentes a temperaturas e climas diversos. A inspiração, aqui, é pelo seu tom sagrado e aspecto de leveza e pureza igual a representada pela flor de Lírio.

Cedro:

A linha Cedro não fica atrás das outras, totalmente sofisticados, resistentes e duradouros, os vasos de cedro chamam atenção em qualquer ambiente que forem colocados, são peças grandiosas e luxuosas.

Tulipa:

A linha Tulipa representa diversidade. Assim como se adapta a diversos espaços, os vasos ficam perfeitos tanto em áreas internas como externas e se destacam pela sua beleza e forma.

Delfim:

As peças da linha Delfim foram influenciadas pela sua singularidade, traçando uma linha entre um estilo ousado e moderno que permite que elas sejam utilizadas em qualquer tipo de ambiente, causando notoriedade onde estiverem.

Crisântemo:

Considerando a marca do exército chinês, o crisântemo exala nobreza, simbolizando o Ouro e o Sol. Essa é a inspiração para os vasos dessa linha, que exprimem muita personalidade e bom gosto na decoração de qualquer espaço que forem inseridos.

Palma:

Os vasos da linha Palma são considerados pela sua versatilidade de adaptação, não existe lugar único para a peça. A linha carrega espontaneidade e personalidade que conseguem dar um toque todo especial para o ambiente em que os vasos são dispostos.

Essas são, portanto, algumas das linhas de vasos vietnamitas vitrificados disponibilizados no mercado, que, além de serem cobertas de sofisticação e elegância, acrescentam personalidade, estilo e originalidade para a decoração de qualquer área, seja ela interna ou externa.

 

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *