Porcelana ou Argila? Qual o melhor vaso?

Quando se fala em decoração, os vasos aparecem logo em mente. Isso porque são peças chave em qualquer tipo de ornamentação e que complementam o ambiente em que forem colocados de forma incomparável.
A parte não tão simples dessa tarefa de decorar, é saber selecionar os melhores itens para determinado espaço, principalmente se tratando dos vasos, já que as opções existentes são incontáveis. A dúvida frequente é sobre qual o melhor vaso, ou seja, qual o melhor material.
E, se referindo às peças em questão, o que nos vem em pensamento são os vasos em porcelana e argila. Esses sim são tradicionais! Porém, os modelos são diversificados e incríveis em detalhes, tonalidades, formatos e tamanho. Fica bastante difícil escolher. Mas a pergunta corriqueira sobre os dois é: qual é o melhor vaso? Conheça já um pouco mais acerca dos modelos!

 

Vantagens da Cerâmica 

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que ambos os materiais, cerâmica e porcelana, são opções vantajosas para se ter na decoração. Acontece que cada um deles possui suas características. O vaso de cerâmica é constituído por argila. Ademais, é feito de forma artesanal, o que garante a ele detalhes, particularidades e formatos totalmente originais.
É importante saber em relação a peça de cerâmica, se você for incrementá-la com alguma espécie de flor ou folhagem, que ela é melhor direcionada para as plantas que consomem bastante água. A dica, aqui, vai para os vasos de cerâmica esmaltados vitrificados, que se mostram mais resistentes e perfeitos para usar com plantas com essa característica de alto consumo de água.

 

Vantagens da Porcelana

O material em porcelanato é bem conceituado pela ausência de porosidade, o que lhe propicia alta resistência e faz dos vasos em porcelanas serem ótima opções de artigo decorativo. Além disso, a peça é muito bem apresentável e charmosa.
Não pense, você, que o compartimento de decoração é encontrado somente em sua clássica cor branca, pois não é. Existem tonalidades e detalhes diferenciados que compõem as peças contemporâneas, não excluindo a sua qualidade. É claro que, para isso, é necessário procurar por itens que sejam de fato de qualidade e não apenas réplicas, com pinturas artificiais que podem ser danificadas facilmente.

 

Escolha o ideal 

Já sabemos que os dois tipos de vasos apresentam suas vantagens e são boas opções. Contudo, decidir qual é a melhor escolha dependerá muito do ambiente em que eles serão posicionados. Mais do que combinar com o espaço, o vaso tem de ser adequado a condição climática em que será exposto.
Para ambientes externos, o vaso em cerâmica esmaltado, vitrificado é perfeito. Sua produção totalmente artesanal integra a ele alta resistência, que o permite ser exposto a elevadas temperaturas e qualquer condição do clima. E, também, por serem indicados a plantas que consomem bastante água. Porém, isso não é regra. Ele fica excelente na ornamentação de salas, cozinhas, com belas folhagens.
A porcelana cai muito bem espaços internos, como cozinha, salas, banheiros. Ela agrega luxo e sofisticação que não se compara ao cômodo em que é posicionada. A dica é fazê-la ficar em harmonia com o restante da decoração. Brinque com tonalidades e detalhes. E não se esqueça de equilibrar o tamanho dos vasos com as plantas, se forem usadas, para que um não esconda o outro.

Essas foram algumas informações sobre os materiais dos vasos que podem te ajudar no momento de escolher qual irá constituir a sua ornamentação. Aposte em peças de qualidade, faça misturas se desejar, não limite suas ideias no instante da decoração. Com certeza, ambas deixarão qualquer cômodo cheio de luxo e sofisticação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *