O segredo de como plantar em vasos!

Muitas pessoas se perguntam como plantar em vasos. Embora pareça simples, o plantio é um fator muito importante, pois implica diretamente no crescimento e desenvolvimento de uma espécie. Em vista disso, é preciso fazer a tarefa corretamente, para que a planta consiga sobreviver e desempenhar a sua função decorativa.

Há quem se queixe no momento de realizar o plantio, que o julgue difícil, ou até mesmo usem aquela famosa frase do “eu não tenho mãos boas para plantas”.

Na verdade, talvez você apenas não esteja acertando o procedimento. Tenha em mente que plantar, qualquer flor que seja, é um processo que requer atenção em cada etapa. Descubra, a seguir, o segredo de como plantar em vasos!

 

Como plantar em vasos? Preparação!

 

Como dito, para plantar qualquer espécie é necessário ter atenção e utilizar os materiais corretos. Em primeiro lugar, é preciso escolher o tamanho do vaso. A peça tem de disponibilizar espaço suficiente para receber a planta, isto é, tem de ser de um tamanho que não prejudique, nem interrompa o crescimento da espécie posteriormente.

As famosas bacias rústicas e vietnamitas são ótimas opções, a saber, pois dispõe de modelos e tamanhos variados.

Tendo o formato e a espessura do vaso estabelecida, é importante verificar se ele possui furos embaixo ou se será preciso fazê-los. Pequenos buracos são essenciais para que se tenha uma drenagem apropriada. Em seguida, é a vez dos materiais! Argila, terra, cacos de telha, adubos.

Todos esses elementos são indicados para o plantio e funcionam muito bem.

 

Passo-a-passo para plantar em vasos

Com os instrumentos em mãos e o vaso devidamente preparado, com os furos na parte de baixo para que a drenagem ocorra de forma correta, crie uma camada, tipo “coberta de drenagem com a argila ou os cacos de telha, para otimizar o vazamento da água. Vamos para as etapas:

 

  • Terra e Adubo

 

Acrescente um pouco de terra e os adubos e misture. Depois, centralize a planta, fixe-a na mistura e complete o vaso com o restante da terra e adubo. Realizada essas etapas, forneça a primeira rega do vaso, que pode ser generosa, deixando que a água escorra pelos furos do recipiente.

 

  • Pedras

 

Se desejar, você pode adicionar pedrinhas brancas, coloridas, cascas para cobrir a terra na parte superior do vaso. Mais do que agregar beleza a decoração, elas auxiliam a conservar a umidade do solo e excluem a necessidade de tantas regas.

Esse é um modo de plantio geral, mas vale lembrar que, dependendo do tipo de planta, pode haver algumas modificações.

 

  • Plantas frutíferas

 

Para as espécies frutíferas, por exemplo, recomenda-se a escolha de vasos menores. O início do procedimento é o mesmo de outras plantas, faz-se a camada de drenagem com a argila e depois a terra.

Entretanto, aqui é indicado acrescentar alguma fonte de fósforo junto a mistura da terra e adubo, para que a planta tenha um crescimento adequado. Cerca de um mês após o plantio, é preciso cobrir o recipiente com adubo.

 

  • Dicas extras

 

Os cuidados não param por aí. É fundamental estar atento às necessidades da sua planta, de quando ela está pedindo por água ou adubo. Para reconhecer se a espécie está seca, utilize um palito de dente. Basta enfiá-lo na terra e observar se sairá limpo ou com um pouco de terra grudada.

Caso saia inteiramente seco, quer dizer que é hora de oferecer água ao vaso. Em relação ao adubo, tem de ser analisada a aparência da planta. Se não estiver boa, é o momento de repor seus nutrientes.

 

Esses foram passos básicos para realizar um plantio assertivo. Portanto, escolha o tamanho de vaso ideal para a espécie, siga as etapas do procedimento de modo correto, oferecendo os materiais e elementos que a planta precisa para ter um desenvolvimento saudável. Feito isso, é só manter os cuidados do vaso e garantir uma belíssima decoração ao ambiente que ele for integrado!

 

Precisa de utensílios para plantar em vasos? Visite nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *